terça-feira, 25 de agosto de 2009

Stephen Hawking - Meu Idolo



Stephen William Hawking

Nascimento
8 de Janeiro de 1942 (67 anos)Oxford, Inglaterra Reino Unido
Campo(s)
Física teórica
Prêmio(s)
Medalha Albert Einstein (1979), Medalha Copley (2006)
Stephen William Hawking (Oxford, 8 de janeiro de 1942), doutor em Cosmologia, é um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo. Hawking é professor lucasiano de Matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton)



Biografia
Stephen William Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de Janeiro de 1942, exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto nacional de pesquisa médica de Londres e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St. Albans, estudou na St Albans High School for Girls [garotos até 10 anos eram educados em escolas para garotas] entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não um excepcional estudante.
Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não ser disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Obteve a graduação de doutorado na Trinity Hall em Cambridge no ano de 1966, onde é atualmente um membro honorário. Nesta época foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e, desde 1979, ocupa o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton.

Stephen Hawking
Casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Seu segundo casamento realizou-se com sua enfermeira - Elaine Mason - em 16 de Setembro de 1995. Hawking continua combinando a vida em família (seus três filhos e um neto) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) , uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, esta é uma doença que ainda não possui cura.
A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.
Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.
Em 1993, participou de episódio da série Star Trek - A Nova Geração em cena em que é um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.
Em 1994, participou da gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".
Fez algumas participações em Os Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter, Os Padrinhos Mágicos, no cartoon Dilbert e em Superhero Movie.Recentemente fez uma participação em um propaganda do Discovery Channel chamada Eu amo o Mundo, onde ele disse "Boom De Ya Da"

Obra
Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, ele provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo. Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.
Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Em 1974, ele calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros. Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul J. Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.
O asteróide 7672 Hawking é assim chamado em sua homenagem.

Obras
Brevíssima História do Tempo (Portugal, Lisboa: Gradiva; 2007) ou Uma Nova História do Tempo (Brasil, Rio de Janeiro: Ediouro; 2005) - Atualização do livro publicado em 1988 no qual são incluídos novos resultados teóricos e observacionais em direção a uma teoria unificada completa de todas as forças da física.
Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros; Rio de Janeiro: Rocco; 1988.
Breve História do Tempo Ilustrada; Curitiba: Editora Albert Einstein, 1997.
O Universo numa Casca de Noz; São Paulo: Mandarim; 2001.
Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios
George e o Segredo do Universo; Rio de Janeiro: Ediouro; 2007. - As idéias e conceitos de Física e Astrofísica de Hawking sobre o Universo, contadas em um enredo de aventura voltado para as crianças, com co-autoria de Lucy Hawking.

Prêmios, títulos e medalhas
1975 – Medalha de “Eddington”.
1976 – Medalha de “Hughes” da Royal Society.
1979 – Medalha Albert Einstein.
1982 – Ordem do Império Britânico (Comandante).
1985 – Medalha de ouro da Royal Astronomical Society.
1986 – Membro da Pontifícia Academia das Ciências.
1988 – Prêmio em Física da Fundação Wolf.
1989 – Prêmio "Príncipe das Astúrias" da Concórdia (contribuição à paz, entendimento, etc.).
1989 – Título de "Companheiro de Honra", da Rainha Elizabeth II.
1999 – Prêmio "Julius Edgar Lilienfeld" da Sociedade Americana de Física.
2003 – Prêmio "Michelson Morley" da Case Western Reserve University.
2006 – Medalha Copley da Royal Society.
2009 - Medalha de “Presidential Medal of Freedom

Nenhum comentário:

Postar um comentário