terça-feira, 25 de agosto de 2009

Canhão de latas

Canhão de latas - com bucha

Objetivo

Conversão da energia química em calor e energia cinética.


Material
Duas latas de óleo (de uma delas devemos retirar tanto a tampa como o fundo; da outra, apenas a tampa); fita crepe ou ferro de solda;bola de papel amassado (para se fazer a bucha); prego e álcool.
Nota 1: Tampas e o fundo não devem ser retiradas com o abridor de lata, pois esse processo resulta em muitas rebarbas cortantes. Aconselha-se a técnica da lixadeira vertical (ou a técnica manual de raspa-las no cimento), dando-se o acabamento com lixa fina. Nota 2: O álcool dever estar bem 'forte', no mínimo 98 GL.


Montagem
1- Primeiro soldamos as duas latas (ou enrolamos uma fita crepe em torno delas) mantendo aquela com fundo na parte de baixo.
2- Furamos, com um pequeno prego, a lata com fundo, próximo à base (ver ilustração ao lado).
3- Pegamos papel jornal e, com ele, fazemos uma bola (que servirá de bucha e projétil para o canhão). Para que a 'bola' mantenha sua forma, passemos fita crepe ao redor dela.

Procedimento

1- Coloca-se um pouco de álcool dentro do canhão (algumas gotas) e, em seguida, coloca-se a bucha de papel (apenas pouco abaixo da boca). 2- A seguir, coloca-se a mão na boca do canhão e um dedo no furo da lata. Sacode-se o canhão para haver evaporação do álcool e sua mistura com o ar do interior do canhão. 3- Coloca-se o canhão no chão (sobre uma base de madeira dura) e acende-se um fósforo colocando- o no buraco ... a explosão arremessará a bola de papel.


2. Canhão de latas - sem bucha


Material
Cinco latas de óleo (quatro delas sem fundo e sem tampa e outra conforme a ilustração abaixo);ferro de solda; bola de papel como projétil;prego e álcool.
Observação: Valem as NOTAS colocadas na primeira experiência.


Montagem

1- Primeiro pega-se a lata com fundo e tampa (lata 1) e abre-se um furo ao lado com o prego; em seguida faz-se um 'buraco' na tampa (um quadrado de, por exemplo, 2x2 cm).
2- A seguir, soldam-se as as latas, mantendo a com fundo na parte inferior da montagem.
3- Coloca-se um pouco de álcool dentro do canhão.
4- Em seguida coloca-se a mão na boca do canhão e um dedo no furo da lata. Sacode-se o canhão para haver evaporação do álcool.
5- Coloca-se uma bola de papel (projétil) dentro do canhão e empurra-se (com uma vareta) até tocar a lata 1.
6- Coloca-se o canhão no chão (sobre a base de madeira dura) e acende-se um fósforo junto ao buraco, arremessando-se assim a bola de papel.

Origem:http://www.feiradeciencias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário